sábado, 19 de novembro de 2011

A minha amiga Kátia

Conheci-a tinha apenas 15 anos.  Uma menina alegre, tímida, introvertida; mas estava à procura.  Ainda bem que senti seu espírito de procura e me empenhei:

Dizia-lhe leia isso; ela lia.  Ouça isso, ela ouvia.  Veja esse filme ou aquele outro filme.  Ela via e anotava tudo. Tudo! Seu caderninho ficava cheio de titulos de filmes ou livros que ainda leria ou veria.  Isso me empolgava.  Tudo era feito com muita discrição de sua parte e da minha também. 

Em mim não havia nenhuma intenção de Pigmaleão, não, apenas o desejo de ver uma menina com vontade de saber, de conhecer.

Depois vieram as conversas.  Todos os tipos de conversas, das filosóficas, sobre sexo, política, até fofocas saudáveis.

Assim a menina crescia.  Acredito que sua escolha pelo estudo da História tenha um pouquinho do meu dedo.  Legal!

A moça crescia alegre, sorridente e feliz.

Durante a faculdade era maravilhoso vê-la entusiasmada com os conhecimentos que adquiria. 

Nesse momento começou a fase das trocas.  Agora era ela que me dizia: Leia isso, veja isso, ouça isso e eu lia, via e ouvia tudo.  Até em algumas aulas fui como ouvinte para ver esse ou aquele professor que ela achava o máximo.  Lembro-me do Mariela e do Edson, seus professores queridos.

As conversas não paravam.  Muitas vezes, em várias ocasiões, foi responsável por conselhos sábios, que pus em prática, claro.

Hoje, no Mestrado, brilha, reluzente, alegre, jovial, independente e cheia de sabedoria.

Cresça moça!  Cresça mulher! Cresça menina!  O mundo está todo aí, pronto para ser explorado e conquistado.

Faça do seu estudo, sua bandeira!
Existem mil vozes negras implorando para falar.  Ouça-lhes!
Existem mil corpos negros de meninos e meninas implorando a sua existência.  Mostre-lhes que é possível!

Cresça sim, sempre e sem deixar de ser essa menina, moça e mulher doce, séria, justa e alegre.

Kátia, queria escrever tudo que vem no meu coração, mas não consigo - as lágrimas atrapalham!
São lágrimas de quem está na torcida e também de saudades, por que não?

A vida segue em frente, os focos mudam, os caminhos são diversos e mesmo que a vida nos afaste por esse ou aquele motivo, comuns a quem está vivendo e procurando, fique com a certeza que um pedaço de mim estará sempre contigo.

2 comentários:

  1. Oi Sonia,

    correndo os olhos pelos blogs que sigo, encontrei este texto seu em homenagem à nossa querida amiga Katia. Fiquei bem comovido por sua atitude de escrever e por seu carinho especial por ela. Ela merece mesmo todas as menções por ti feitas. Você, por essa generosidade de amiga mais velha (tipo mãe mesmo), merece também os parabéns. O incentivo ao primeiro passo certeiro é muitíssimo importante e aqueles que encontram em suas vidas pessoas como assim para auxiliar nesse sentido são pessoas de sorte. E pode crer que ela sempre soube reconehcer isso. Sempre falava da amiga querida Sonia.

    Parabéns às duas amigas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assis, quanto tempo, como estas passando. Tem tempo que não entro em blog nenhum e te confesso, sem vergonha alguma, que Kátia era a minha motivação, pois ela motivava. Com sua saída, "perdi" a isnpiração. Hoje por um acaso entrei no meu blog e vi seu comentário e, novamente confesso, fiquei bastante emocionada com suas palavras. Tenho Kátia como uma filha e fico muito feliz pelo fato de ela e meu filho serem também grandes amigos.
      Francisco muito obrigada por suas palavras carinhosas.
      Um abraço agredecido.

      Sonia

      Excluir